segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Viver ludicamente...

Viver ludicamente significa uma forma de intervenção no mundo, indica que não apenas estamos inseridos no mundo mas, sobretudo, que somos ele. Logo, conhecimento, prática e reflexão são as nossas ferramentas para exercermos um protagonismo lúdico ativo.
O lúdico refere-se a uma dimensão humana que evoca os sentimentos de liberdade e espontaneidade de ação. Abrange atividades despretenciosas, descontraídas e desobrigadas de toda e qualquer espécie de intencionalidade ou vontade alheia.

“(...) um estado de bem-estar que é a exacerbação de nossa necessidade de viver, de subir e de perdurar ao longo do tempo. Atinge a zona superior do nosso ser e só pode ser comparada à impressão que temos por uns instantes de participar de uma ordem superior cuja potência sobre-humana nos ilumina”.Freinet (1998)

Você pode aprender mais sobre uma pessoa em uma hora de brincadeira do que uma vida inteira de conversação ...Platão

Autores como Luckesi (2000, 1999) segue uma abordagem fenomenológica da ludicidade, focalizando a experiência lúdica como uma experiência interna do sujeito que a vivencia, buscando apreender o que a atividade lúdica para o sujeito que a vivencia e quais efeitos essa experiência lhe produz quanto vivencia. O autor entende as atividades lúdicas como aquelas que propiciam uma experiência de plenitude, em que nos envolvemos por inteiro, em um tempo-espaço próprio, particular. São vivências plenas do aqui-agora, que integram a ação, o pensamento e o sentimento, a inteireza e do encontro pessoal que gera possibilidades de autoconhecimento e de maior consciência de si.
Semelhantemente, Santin (1994), entende que as atividades lúdicas são ações vividas e sentidas, não definíveis por palavras, mas compreendidas pela fruição, pela fantasia, pela imaginação e pelos sonhos que se articulam como teias tecidas com materiais simbólicos. São vivencias que se distinguem dos prazeres estereotipados, das ações dados ou prontas, tendo em vista que expressam da singularidade dos indivíduos que as experimenta.
Esta é uma dimensão profunda da vida humana. Ela está presente em todas as culturas. Ela tem a função de preparar o coração para saborear a vida. Há uma diversidade enorme de manifestações típicas de nossa natureza lúdica: criação de jogos, brincadeiras, diversões, festas, ritos, expressões de humor...
Criação de instrumentos musicais, canções, danças, poemas, teatro, cinema, jardins, parques... O lúdico é a expressão externa do prazer de viver, da harmonia e alegria presente na interioridade humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário